Mato Grosso vem enfrentado nas últimas semanas uma alta expressiva no número de casos e mortes em decorrência da Covid-19. O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde – divulgado nesta segunda-feira (20/06) – revelou um aumento de mais de 120% no volume de óbitos pelo vírus, quando comparadas as duas últimas semanas.
A situação, no entanto, parece não receber a devida atenção por parte do Governo do Estado. O deputado Thiago Silva (MDB) voltou a cobrar a reativação de UTIs no Hospital Regional de Rondonópolis. Os leitos seriam destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com o coronavírus.
De acordo com o deputado, pacientes estão sendo transferidos para Primavera do Leste, tendo que percorrer mais de 130 km. Tanto o Hospital Regional, quanto a Santa Casa, possuem totais condições de receber investimentos do governo para a reativação dos leitos.
Na última semana, uma reportagem do G1 abordou depoimentos de médicos que atuam na unidade dando conta de que a situação dos pacientes pode ser agravada pelo deslocamento para conseguir atendimento.
Conforme o G1, a necessidade de deslocamento pode ter complicado a situação de Edsandra Pereira Coimbra Gomes, de 47 anos, que morreu por agravamento da Covid-19. À reportagem, os familiares disseram que a mulher precisou ser transferida para Primavera do Leste para conseguir o atendimento adequado, mas não resistiu.