REDES SOCIAIS

28°C

Indicado pelo Centrão, Carlos Vieira toma posse como novo presidente da Caixa

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira Fernandes, tomou posse nesta quinta-feira (9) em cerimônia em Brasília.

Indicado pelo Centrão, Vieira foi diretor da Funcef, fundo de pensão da Caixa, entre 2016 e 2019. Ele também já trabalhou na própria Caixa Econômica Federal.

Também já foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em ambos os casos, os ministros responsáveis pelas pastas eram do PP.

Ele entrou no lugar da economista Rita Serrano, demitida no fim de outubro. Vieira conta com o aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

  • A presidência da Caixa era cobiçada há meses por partidos do Centrão, em troca de apoio ao governo Lula no Congresso.
  • Lira já havia afirmado que o comando da Caixa estava na negociação para ampliar a base parlamentar do Palácio do Planalto.
  • O Centrão é um bloco de partidos que tradicionalmente apoia o governo federal em troca de cargos e recursos do orçamento público.

Criada em 1861 pelo imperador Dom Pedro II, a Caixa, instituição que é 100% da União, tem entre suas principais funções o financiamento imobiliário no país. Também atua como agente operador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e tem o monopólio das loterias federais.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS