O presidente Lula disse a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em reunião na última quinta-feira (23), antecipada pelo blog, que pretende escolher os nomes para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a vaga no STF antes de viajar nesta segunda-feira (27), para a Arábia Saudita.
O comunicado dessa intenção foi confirmado por participantes da reunião. A informação não é confirmada oficialmente pelo Planalto, somente nos bastidores. Lula já tinha feito avisos semelhantes a aliados antes, mas de lá para cá, vem adiando a escolha.
Neste domingo (26), um segundo aviso de intenção de nomeação chegou aos ministros do STF. Alguns ministros foram avisados que os nomes mais cotados eram de Paulo Gonet para a PGR e do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo, e que seriam divulgados nesta segunda. A ver se a previsão finalmente se confirma.
Na reunião de quinta-feira, participaram da conversa com Lula os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, além do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e Flávio Dino.
Fontes afirmaram que, no encontro, Lula afirmou que pretendia fazer as indicações antes de viajar porque era preciso ter tempo de os nomes passarem por sabatina no Senado ? que entra na reta final dos trabalhos antes do recesso.
Lula tem uma reunião com Dino nesta segunda-feira. O encontro não estava previsto na agenda oficial.
Fonte G1 Brasília