REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Profissionais apontam “ação eleitoreira” em palestras na Educação e protestam

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Palestras motivacionais para “maquiar” uma ação eleitoreira por parte do governo do Estado, às vésperas do pleito de 2022. Essa é a impressão que muitos profissionais da Educação têm em relação ao projeto de incentivo do governo Mauro Mendes (União Brasil) para os professores e estudantes, por meio do EduMotivação.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), o programa roda as diferentes regiões do estado, suspendendo aulas, para que uma especialista e o secretário de estado de educação, Alan Porto, destaquem os feitos da gestão como melhorias para a educação da rede estadual.

Para surpresa dos idealizadores do projeto, em alguns locais eles foram recebidos com protestos.

É o que aconteceu, por exemplo, na quinta-feira (18), na Escola Estadual Albert Einstein, de Matupá (720 km de Cuiabá). Educares empunhavam cartazes e faixas onde se pontuava o que é motivação para a categoria.

“Motivação para professores é RGA; desburocratização e condições de trabalho; aplicação correta dos recursos do Fundeb (piso e rateio)”, dizia um dos cartazes.

No município de Barra do Garças (515 km de Cuiabá), o diretor da regional Vale do Araguaia, Gibran Dias de Freitas, relata que devido ao desinteresse dos profissionais em participar do evento, a Seduc alterou a data da realização da atividade e obrigou a participação oferecendo pontos extras e participação como jornada de trabalho.

“A palestrante, por mais gabaritada que seja, não conseguiu manter a atenção diante do incômodo gerado no ambiente. A fala do secretário foi destacando os “feitos” no governo na Educação de Mato Grosso. Às vésperas do período eleitoral tiveram mais cara de politicagem”, destacou o professor Nermon Maciel, de Mirassol d’Oeste.

Não está claro para os profissionais a origem do recurso alocado para a atividade.

“A campanha eleitoral foi aberta e o secretário da pasta difundindo para os educadores os feitos do governo, naquilo que consideram melhorias na educação. É total o desconhecimento da vida do profissional na escola. Mais que discursos, queremos ações concretas de valorização dos educadores de Mato Grosso”, afirma o secretário de comunicação do Sintep-MT, Edevaldo José.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS