REDES SOCIAIS

28°C

Mercosul e Singapura fecham acordo comercial; anúncio será feito na cúpula do dia 7

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Os países do Mercosul chegaram a um acordo para criar uma área de livre comércio entre o bloco econômico e Singapura.

O acordo ? o primeiro entre o grupo sul-americano e um país do Sudeste Asiático ? vai permitir a ambos os lados ampliar os fluxos comerciais, ter maior previsibilidade e melhores condições para a ampliação de investimentos.

Segundo fontes envolvidas nas negociações, o acordo será anunciado no dia 7 de dezembro, na cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.

Singapura é um dos maiores investidores financeiros no Brasil por meio de fundos soberanos, sobretudo em saneamento e infraestrutura.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Negociadores ouvidos pela GloboNews destacam que este acordo reforça o forte compromisso do Mercosul e Singapura de aprofundar seu relacionamento comercial, além de abrir portas para novas oportunidades para as empresas.

Em abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Singapura, Vivian Balakrishnan, esteve em Brasília e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para conversar sobre o acordo.

O representante de Singapura também teve encontros com vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alkimin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

As negociações envolveram mais de 100 negociadores e especialistas do Mercosul e de Singapura, em diferentes grupos técnicos. Só em 2021 o intercâmbio comercial entre o bloco e o país do sudeste asiático beirou os 7 bilhões de dólares.

Entre os principais produtos de exportação do Mercosul estão produtos avícolas, ligas ferroviárias, carne suína e bovina e minerais de ferro. Já entre os principais produtos de importação do bloco estão inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS